sexta-feira, 29 de junho de 2012

Hitler, O Vira Casaca!

Combinar qualquer coisa "no fio do bigode", em política, é sempre arriscado. Em se tratando de Hitler, mestre do argumento e do disfarce, a História provou que seria uma completa insanidade. Até o ditador soviético Josef Stálin, "macaco velho" na arte da manipulação, caiu na lábia do Fuhrer: a Alemanha simplesmente ignorou o tratado de não-agressão assinado entre os dois países e atacou a Rússia na primeira oportunidade.
Mas essa não foi, nem de longe, a primeira vez que Hitler mudou de lado. Em 1934, num episódio conhecido como "Noite dos Longos Punhais", ele mandou matar muitos dos antigos colegas de sua facção partidária, que poderiam atrapalhar seus planos no futuro. Foi um verdadeiro massacre: mil mortos. Na ocupação da Tchecoslováquia, disse com todas as letras: "dou minha palavra de que o país não tem nada a temer do Terceiro Reich". Pouco tempo depois, declararia para seus generais: "é minha decisão irrevogável aniquilar a Tchecoslováquia com uma ação militar num futuro próximo".
Neutralidade é outra palavra que não existiu no dicionário do líder nazista: na Bélgica e na Holanda, ele passou por cima do conceito sem pensar duas vezes. O Fuhrer poderia ter se cansado, de tanto que mudou de casacas, mas isso não aconteceu. Nem os próprios alemães, que lhe deram poder, foram poupados: Hitler jamais visitou qualquer cidade bombardeada e chegou a culpar a "fraqueza" do povo pela derrota no conflito. Pura traição. No amor e na guerra, parece que realmente vale tudo.

Um comentário:

  1. Antes de qualque coisa ele era um politico, era de c esperar um comportamento assim do mesmo.

    ResponderExcluir