domingo, 18 de março de 2012

Esquerda radical francesa toma a Bastilha em apoio a Mélenchon


Candidato é da Frente de Esquerda, coalizão que inclui o Partido Socialista.

Mélenchon ataca a elite no poder e as medidas de austeridade.
Dezenas de milhares de pessoas lotaram neste domingo (18) a Praça da Bastilha, em Paris, para apoiar o candidato da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon, que promete sacudir a próxima eleição presidencial subindo com força nas pesquisas de opinião.
Mélenchon é o candidato da Frente de Esquerda, coalizão que inclui o Partido Socialista, e emergiu como um fator importante à medida que o presidente conservador Nicolas Sarkozy encurta a distância com relação ao candidato socialista, François Hollande.
Os ataques virulentos de Mélenchon, um hábil orador, contra a elite no poder e as medidas de austeridade o fizeram ganhar muitos simpatizantes. As últimas pesquisas atribuem a ele 11% das intenções de voto, quatro pontos a mais do que no começo do ano, faltando apenas cinco semanas para o primeiro turno das eleições presidenciais, em 22 de abril.
Agitando bandeiras vermelhas da Frente de Esquerda, dezenas de milhares de simpatizantes marcharam por um trecho central de Paris até terminar na "tomada da Bastilha", símbolo por excelência da Revolução Francesa de 1789.
Segundo os organizadores, mais de 100.000 pessoas participaram do comício, celebrado por ocasião do aniversário do levante da Comuna de Paris, em 1871.
Em seu discurso, o candidato criticou a existência de uma "França desfigurada pelas desigualdades" e afirmou que "faremos desta eleição uma insurreição cívica".
"Estamos de volta, o povo das revoluções e das rebeliões na França. Somos a bandeira vermelha", declarou, na Praça da Bastilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário